segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A NOVA ERA


A ERA DOS 16V

Que os motores 16v rendem mais td mundo sabe ,e não é de hoje ...


Qdo a VW lançou o motor 2.0 16v esse rendia 37cv a mais que os 8v,isso original,agora imagine um motor devidamente preparado .

Se a diferença no original é de um pouco mais de 30% vamos dizer que alcancemos essa diferença nos motores preparado,no 8v aspirado hoje conseguimos 260cv no motor ,no 16v se considerarmos 30% a mais da algo em torno de 345cv isso sem dizer da faixa de potencia que é bem mais ampla nos 16v .

No regulamento da categoria DO diz que o peso minimo para motor 8v é de 890kg e no 16v 970kg. Se a idéia do regulamento era deixar mais competitivo dando condições pra um 8v brigar com um 16v ,deram um tiro no pé !! ou não imaginavam que tais potencias fossem atingidas .

Se fizermos uma conta básica da relação peso potencia dos carros chegamos ao seguinte resultado:

8v = 890kg – 260cv
16v =970kg – 345cv

Relação Peso Potencia:
8v 1cv pra cada 3,42 kg
16v 1cv pra cada 2,81 kg

Sendo assim o peso é 9,15 % maior no 16v ,mas a potencia é no minimo 30% maior !!!

Contra esses dados não há argumento!

Se não mudarem o regulamento para 2011 o negocio é ir de 16v !!!!!


10 comentários:

  1. Infelizmente, pelo menos ao meu ponto de vista, o regulamento da arrancada no Brasil é injusto em todas as categorias. Sem contar que hoje nem existe mais a "Categoria de Acesso" a arrancada. Eu sou da época que 70% dos carros de arrancada eram vistos na rua, andando normalmente. Dia de arrancada em interlagos, era um desfile de carros nas avenidas, muita gente indo rodando pra acelerar os 330mts. Mas hoje com tanta mudança no regulamento, quem não tem dinheiro pra ter tudo de melhor que existe, não consegue mais participar sem passar uma "pequena decepção". Enfim, só falei isso pra chegar onde queria comentar. VAI SER MUITO DIÍFIL MEXEREM NO REGULAMENTO, pois desde que me lembro que acompanho a arrancada, o regulamento sempre se enquadra nos carros de pilotos mais influentes e não os carros que tem que se enquadrar no regulamento. A categoria ST e DO, que é muito legal e disputada, está diminuindo bem o numero de participantes, pelo menos em SP, porque hoje pra ter um aspirado, precisa de ter um conhecimento enorme (poucos preparadores entendem de aspirado) e um investimento alto tanto na montagem como na manutenção e combustível. Eu acredito que os que gostam mesmo de ASPIRADO vão ter que tirar o 16V do guarda-roupa...

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  2. Terão que achar um guarda roupas Argentino, rsrs
    Pela conversa nos bastidores o motor que equipa o atual recordista veio de lá e diga-se de passagem que não tem nada haver com o 16v nacional, estampou o placar com 12.0s a 190km/h saindo de 2.2 de 60 pés.
    Parabés ao preparador e ao piloto, principalmente ao piloto, pelo que disseram um investimento misero de 40 mil reais para baixar 5 décimos, quantos irão seguir os passos dele em busca de 5 décimos ????
    Apartir de agoa a briga não é mais pelo tempo e sim pelo investimento, quem tem capim anda, quem não tem olha.

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  3. Excelente post este sobre os motores 16v, eu ando na arrancada e quando penso que fiz um bom investimento num ST 8v aí chega um 16v e derruba a casa inteira, ou seja, como no comentário acima quem investe mais dinheiro anda na frente. A arrancada está perdendo a verdadeira excencia que era o piloto, hoje, bota controle de tração, engate rapido, freio no botão, nitrometano e investe uns quantos mil reais num baita motor 16v e anda na frente. Nada contra os 16 valvulas até porque o regulamento permite. Mas, onde querem chegar????? Que preço vai custar este carro de acesso???? ST ou DO 80mil no mínimo. Desta forma estas categorias estão fadadas a terem poucos carros no grid.
    Repensem e limitem o regulamento que ainda dá tempo de repensar a arrancada que tanto amamos.

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  4. ..não teve capacidade de fazer um 8v que preste...

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  5. saudades do tempo que vc ganhava uma corrida na reação,o tempo de pista era quase igual,ai valia o piloto,
    com motor sobrando vc pode ate errar que ganha !!!!!

    o rubinho só passou o schumacher na ultima corrida pq sobrava carro,é mais ou menos isso !!!!!

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  6. Sei lá, acho meio que natural, a tendencia é sempre reclamar de quem ganha, seja pq é 16V ou pq usa Nitrometano, isso ja aconteceu com o Kadet do Vicente e com o Golf do Felipe, sempre tem alguem descontente...que usar 16V ou 20V é o caminho ou é o futuro isso é fato, todo aspirado desse tipo de competição no mundo é multivalvulas, acho que só aqui em terras tupiniquins é que ainda se tira "leite de pedra" com os bravos 8V 4cc.......alguns começam a falar em separar a categoria, mas separar uma categoria que ja tem poucos carros é ruim, sem falar que a ideia dos organizadores é justamente o contrario eles querem é enxugar a qtde. de categorias p/o evento ser mais atrativo para as midias.....dificil agradar a todos, mas uma coisa é certa os 8V não vão morrer e nem vão deixar barato.....pode ter certeza que vai ter muita gente de 16v morrendo de raiva por perder p/ um simples e ultrapassado 8V.

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  7. É lindo ouvir subir o giro do 16v dando aquele estouro rumo aos 9mil rpm.

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  8. é lindo mesmo Ale rarsrsrs

    quero deixar claro que o topico nao tem o intuito de criticar,reclamar ou falar mal do Arthur,só fiz umas comparacoes de potencia entre 8 e 16v ,e que o futuro é 16v,
    nao acho correto separar a categoria e nem aumentar peso pra 16v.

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  9. Não é natural reclamar de quem ganha... mas sim reclamar de quem ganha com uma vantagen absurda...
    Pq não é possivel no meio de tantos carros... 1 só ter uma diferença absurda de todos os demais! Será que só tem um preparador que saiba o que está fazendo e o resto é burro??? Sei lá... acho que antes de falar em capacidade de fazer algo bom ou ruim... tem que ver o que tem de equipamento e qual o recurso em cima do mesmo. Se fosse só questão de capacidade, podia colocar um um lutador de jiu-jitsu de 60kg pra lutar com um de 120kg... (Porém isso não acontece pq no caso só a técnica não resolveria).
    Eu acompanho e acho muito bacana a evolução dos carros, e ainda mais nos aspirados, que tem que tirar água de pedra. Mas voltando ao pensamento, logo mais não terá categoria na arrancada pra quem curte acelerar... só pra quem tem muuuuita grana. Categoria de acesso já não existe mais...
    Quando era equilibrado o nivel dos carros, e o investimento não era tão alto, era comum vc ir pra interlagos de domingo, e ver uma prova com 350 carros!

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  10. Bom eu tenho a seguinte opiniao , o desenvolvimento nao pode parar , e muito legal ver os carros abaixar cada vez mais os tempos , seja la como for usando tecnologia ou nao , mas so que isso tem um preco e nao e para todos , eu prefiro a arrancada a moda antiga so que esse negocio de regulamento e uma palhacada os caras mudam de cinco em cinco minutos so para favorecer os queridinhos do dinheiro , a alguns anos atraz montei um verdadeiro turbo light com uma bomba de gti e um 3E , quando cheguei em interlagos vi que meu carro nasceu morto , os caras liberaram bomba aero motive e ingecao programavel , era uma categoria para carros mais basicos e olha o que virou , tiveram que liberar pneu para a turbo A pois os carros estavam andando juntos . O que eu acho que teria que ser feito e criar um campeonato em paralelo para carros mais basicos , imaginem o giro de dinheiro que isso teria tanto para oficinas como para as lojas , teria muito mais gente querendo andar , quantas pessoas voces nao conhecem que param de andar pelo custo que tem para andar bem . Tirem um exemplo pelo rachao de interlagos a noite , os caras enfiam vinte mil pessoas na arquibancada em dia de chuva . Isso precisa mudar .....

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